Acidente de Surf: como é feito o voo após esse acidente

Acidente de Surf: como é feito o voo após esse acidente

O surf é um esporte de aventura bastante estimulante, mas que, sem dúvida, apresenta muitos riscos. Mas o que fazer quando acontece um acidente durante a prática esportiva nas ondas? Em princípio, pode parecer que o resgate e a remoção do surfista oferecem um alto grau de complexidade. Mas o transporte aeromédico existe justamente para facilitar o processo de remoção do paciente acidentado. 

Neste artigo da Brasil Vida, empresa que oferece serviços de UTI aérea internacional, abordaremos como o paciente pode viajar com segurança após um acidente de surf. Além disso, conheça as opções de repatriação médica disponíveis nos casos de acidentes de surf.

Quais tipos de lesões os acidentes durante o surf ocasionam?

O surf é um esporte de aventura que atrai aventureiros de todo o mundo para praias do Havaí, Indonésia e outras regiões. No entanto, como acontece com qualquer esporte radical, o surf não está isento de perigos. Para exemplificar, listamos a seguir alguns acidentes comuns e suas possíveis consequências:

1. Cortes e lacerações

A probabilidade de cortes e lacerações é uma parte inerente do surf. Embora possam parecer inofensivas, as atividades esportivas podem provocar lesões dolorosas – e às vezes graves – por vários motivos. 

Um deles certamente é quando os surfistas caem das pranchas e colidem com pedras ou recifes. O forte impacto é capaz de gerar hematomas, arranhões e cortes profundos. Em muitos casos, as pequenas lacerações recebem tratamento com primeiros socorros básicos. Contudo, as feridas mais profundas exigem sutura e cuidados médicos extensos.

2. Entorses e distensões

O surf exige movimentos rápidos e ágeis, e mudanças bruscas de direção também ocasionam entorses e distensões. As torções são alguns dos problemas mais comuns que os surfistas enfrentam no mar agitado, comprometendo a mobilidade. Além disso, a recuperação dessas lesões pode levar tempo e exigir descanso e terapia.

3. Fraturas e luxações

Com as fortes ondas e condições imprevisíveis, os surfistas correm o risco de sofrerem fraturas e luxações. Com a consequência de ossos quebrados e lesões nas articulações, os esportistas necessitam de atenção médica imediata através do transporte aeromédico. 

4. Concussões e traumatismo craniano

Lesões na cabeça são uma preocupação significativa no surf, especialmente quando os surfistas colidem com as pranchas ou com o fundo do oceano. Essas lesões nunca devem ser negligenciadas, e os surfistas devem procurar avaliação médica imediatamente caso sofram traumatismo craniano.

Além desses riscos, também existem os riscos de afogamento, que demandam a remoção por meio de uma UTI aérea internacional

Ambulâncias aéreas: quando são necessárias?

Ambulâncias aéreas são necessárias após um acidente de surf no exterior em caso de:

  • Lesões críticas de surf que requerem atenção médica imediata e especializada.
  • Traumatismo cranioencefálico grave, lesões na coluna ou fraturas complexas.
  • Locais quase inacessíveis, onde a remoção do paciente pelo transporte terrestre é um desafio. 

Assim que acionado, o serviço de transporte aeromédico do Brasil Vida entra em ação. Nossa UTI aérea internacional é enviada para fazer a remoção do paciente até o hospital de destino, de modo que possam receber o tratamento complementar.

Mas já durante o voo, o surfista é atendido por nossa equipe de médicos e enfermeiros especializados, que prestam os primeiros socorros e monitoram o paciente em todo o percurso. 

UTI aérea Brasil Vida: conte conosco!

A UTI aeromédica da Brasil Vida é equipada com os aparelhos médicos mais modernos para controle do paciente em remoção. Nossos serviços se estendem em território nacional e internacional, garantindo tranquilidade e segurança para os pacientes e familiares. Para solicitar orçamento do nosso serviço de transporte aeromédico, fale conosco!

Post anterior
Esportes Radicais: cuidados ao se preparar para viagens internacionais
Próximo post
Transporte de Órgãos: Uma questão de vida ou morte
Menu