O mês de setembro é conhecido como “Setembro Verde”, período focado na campanha sobre doação de órgãos. Como uma empresa de transporte aeromédico especialista no transporte de órgãos, a Brasil Vida, se une à campanha para conscientizar sobre o tema.
Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes. Os procedimentos são garantidos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2021, foram realizados aproximadamente 23,5 mil transplantes. Desse número, houve 4,8 mil transplantes de rim, dois mil transplantes de fígado e 334 de coração.
Com base no Programa de Qualificação do Sistema Nacional de Transplantes (QualiDOT), o Ministério da Saúde implementou a avaliação de critérios e indicadores dos centros transplantadores do país. O programa tem como objetivo, portanto, monitorar e avaliar os serviços de transplantes de órgãos e de medula óssea.
Em 2022, o governo federal lançou campanha para incentivar a doação de órgãos em todo o território brasileiro. Além do foco na população, a intenção foi orientar os profissionais de saúde, que lidam com os transplantes diariamente. De fato, os profissionais podem contribuir como agentes para a conscientização.
Embora o Brasil tenha o maior programa público de transplantes do mundo utilizando Sistema Único de Saúde (SUS), os números de procedimentos ainda deixam a desejar. Mais de 59 mil pessoas ainda aguardam na fila de transplantes por um órgão doado. No entanto, somente em 2022, cerca de 45% das famílias não concordaram com a doação.
O baixo nível de conscientização da população é, de fato, um grande entrave para o transplante de órgãos. Mas a boa notícia é que, em termos de estrutura de transporte aeromédico, o Brasil está bem amparado.
O país conta com um sistema eficiente de notificação de órgãos disponíveis para transplante, que são rapidamente levados ao paciente pelas UTIs aéreas. Empresas de transporte aeromédico como a Brasil Vida integram uma importante rede de apoio, viabilizando a remoção rápida de órgãos e tecidos para todo qualquer lugar do país.
Por outro lado, a questão logística é um grande desafio. Atualmente, mais de 70.000 brasileiros aguardam por um doador, estando espalhados por várias regiões do país. Por isso, a logística é um elemento fundamental no processo, assegurando as condições satisfatórias para o armazenamento, manuseio, conservação e transporte dos órgãos.
Além disso, todas as etapas devem ocorrer em tempo hábil, de modo a evitar a deterioração dos tecidos. Pensando nisso é que o serviço de ambulância aérea é cada vez mais solicitado, pois executa o serviço com rapidez e eficiência.
A Brasil Vida é uma empresa de transporte aeromédico que utiliza aeronaves com dispositivos e equipamentos de ponta. Nossa equipe médica também conta com profissionais capacitados e experientes para manusear os órgãos da forma correta, aumentando as chances de salvamento dos pacientes.
Quando falamos de transporte aeromédico para gestantes, não estamos tratando apenas de deslocamento rápido, mas…
UTI aérea, aero ambulância, ambulância aérea A UTI aérea, também conhecida como aero ambulância ou…
Ao surgir uma emergência médica em outro país, cada segundo conta. Nesses casos, o transporte…
When we received the call, we knew it was a mission of the highest complexity.Conjoined…
Quando recebemos o chamado, sabíamos que se tratava de uma missão de alta complexidade. As…
Quando falamos em transporte aeromédico, uma dúvida comum entre familiares e profissionais de saúde é:…