Do tupi, a palavra Congonhas significa “o que mantém o ser” e é também o nome de uma erva-mate abundante na vegetação da região do Rio Paraopeba, em Minas Gerais, onde fica a cidade de Congonhas do Campo. E foi nesta cidade que nasceu em 1767, Lucas Antonio Monteiro Barros, Visconde de Congonhas do Campo. Ele foi o primeiro governante da província de São Paulo e o nome do Aeroporto se deu em sua homenagem.
Em 1934, depois que uma enchente no Rio Tietê alagou e interditou o Aeroporto de Campo de Marte, que começaram o os estudos para a construção de um novo aeroporto. Mas foi em 1936 que o Governo do Estado adquiriu a área para a construção do Aeroporto de Congonhas.
O Aeroporto de Congonhas completou 81 anos no último dia 12 e é considerado o segundo terminal mais movimentado do Brasil, atingindo a marca de mais de 57 mil passageiros e 580 pousos e decolagens por dia. Em 2016 embarcaram e desembarcaram 20.816.957 passageiros no aeroporto.
Em 2019 o terminal deverá ser ampliado, aumentando sua capacidade para 25 milhões passageiros/ano. A última reforma no aeroporto foi feita em 2006.
Uma de nossas bases fica situada no Aeroporto de Congonhas, sendo um ponto estratégico para o transporte de pacientes. Remoções partindo da região ou com destino final à capital paulista são atendidas de forma mais ágil, proporcionando mais qualidade e satisfação a quem escolhe a Brasil Vida.
Fonte: Infraero/Aviação Brasil
Ao surgir uma emergência médica em outro país, cada segundo conta. Nesses casos, o transporte…
Viajar de avião é algo cada vez mais comum, seja a trabalho, turismo ou até…
Quando surge a necessidade de transportar um paciente entre cidades ou países, a transferência por…
Quando falamos em transporte aeromédico, uma dúvida comum entre familiares e profissionais de saúde é:…
O transporte aeromédico tem evoluído rapidamente, acompanhando os avanços tecnológicos da medicina intensiva. Um dos…
Quando o assunto é transporte de pacientes em situações médicas delicadas, é comum que as…