Cuidados ao Voar com Hipertensão Intracraniana

O que acontece se você adoecer em uma viagem internacional?

O serviço de transporte aeromédico é um componente vital do sistema de saúde para pacientes com emergências médicas graves. O uso de ambulâncias aéreas/UTI Vida permite a remoção de pessoas em locais de difícil acesso por via terrestre.

Além disso, encurta o tempo de transporte de pacientes com condições médicas graves e em situações em que cada minuto faz a diferença na recuperação do doente.

Este é o caso, por exemplo, de pacientes com hipertensão intracraniana, uma condição que oferece riscos de morte e que necessita de remoção com cuidados intensivos por meio de uma UTI Vida. Aliás, é relevante conhecer em mais detalhes quais cuidados são fundamentais no transporte aeromédico de enfermos com hipertensão intracraniana!

Definição de Hipertensão Intracraniana

A saber, a hipertensão intracraniana é o acúmulo de fluido cerebrospinal no cérebro, um líquido semelhante à água. Ele provoca o aumento da pressão ao redor do seu cérebro, gerando a hipertensão intracraniana aguda ou crônica. Esta doença pode ser causada por diversos fatores, por exemplo:

  • Traumatismo craniano grave;
  • Derrame;
  • Abscesso cerebral;
  • Causas desconhecidas (como ocorre na hipertensão intracraniana crônica).

Existe Permissão para Voar com Hipertensão Intracraniana?

Os médicos não recomendam que um paciente com hipertensão intracraniana seja transportado em voos comerciais comuns porque o transporte exige condições específicas do avião. O voo para quem sofre de hipertensão intracraniana somente é possível, portanto, sob condições de controle minucioso da equipe médica a bordo.

Cabe lembrar que, durante o voo comercial convencional, a aeronave passa por oscilações por conta do ar menos denso e da queda de pressão, conforme o avião ganha altitude. Ou seja, isso significa que há menos oxigênio e menor pressão dentro da cabine.

No entanto, se o paciente tem uma condição médica como a pressão intracraniana descontrolada, a pressão mais baixa da cabine e a falta de oxigênio agravam ainda mais essa condição.

Cuidados no Voo Médico de Pacientes com Hipertensão Intracraniana

Diferentemente do que ocorre em um voo comercial, o voo por meio de uma ambulância aérea é muito mais seguro para os pacientes. Afinal, a UTI Vida é um jato médico particular, isto é, um avião equipado e projetado especificamente para transporte de pacientes.

Com seu propósito principal de transferir pacientes de um local para um centro médico especializado, a segurança do viajante é primordial durante o voo. Para que a remoção do paciente aconteça, todos os cuidados são tomados. Logo, isso inclui desde a organização de laudos e documentos médicos do paciente até a contratação de uma ambulância terrestre para completar o traslado do enfermo.

Vantagens do Serviço de Ambulância Aérea

A principal vantagem do serviço de UTI aeromédica é o fornecimento de transporte rápido para pacientes com emergências médicas sérias. Pode ser essencial nos casos em que não é possível contar com ambulâncias terrestres. Ou, ainda, em situações que exigem a remoção rápida até um centro médico mais próximo e mais estruturado.

As ambulâncias aéreas são úteis nessas situações porque são jatos aeromédicos preparados com equipamentos especializados, oferecendo o suporte médico ideal ao paciente durante o trajeto de viagem.

Além disso, a UTI Vida voa com uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais que monitoram o paciente todo. Assim, os enfermeiros e paramédicos disponibilizam equipamentos de ventilação especiais, do mesmo modo que administram medicamentos para controle e redução de sintomas.

Entre em Contato com a Brasil Vida para Serviços de Transporte Aeromédico!

Nossos serviços estão à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando escolta médica nacional e internacional de qualidade, ágil, planejada e focada no bem-estar dos pacientes. Solicite orçamento conosco!

Post anterior
Resgate Aéreo de Emergência: O que você precisa saber
Menu