skip to Main Content
Serviço De Táxi Aéreo Irregular Traz Riscos E Pode Causar Acidentes

Serviço de táxi aéreo irregular traz riscos e pode causar acidentes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Alerta é feito pela equipe da Brasil Vida Táxi Aéreo, que também mostra o que o cliente deve levar em conta na hora de contratar o serviço

 

A utilização de empresas de táxi aéreo irregulares, também conhecidas como TACA (sigla que designa comumente o táxi aéreo clandestino), traz muitos riscos para os passageiros e para a própria tripulação. Essa é uma prática perigosa, que pode ocasionar até mesmo acidentes aéreos, colocando a vida das pessoas a bordo em risco.

O alerta é feito pela Brasil Vida Táxi Aéreo, empresa de táxi aéreo executivo, transporte aeromédico e transporte de órgãos e tecidos, que atua há 15 anos e é a primeira e única empresa no Centro-Oeste a garantir homologação para operar como UTI aérea e táxi aéreo mundialmente. Doris Pontes, que integra o Departamento Comercial da Brasil Vida, explica que as empresas clandestinas não passam pela vistoria rigorosa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Dessa forma, segundo ela, “fica mais fácil o não cumprimento de uma manutenção mais criteriosa que atenda as exigências do fabricante, bem como a instalação e o uso de equipamentos não aeronáuticos e não certificados pelos fabricantes”. Tais condutas irregulares colocam a segurança dos usuários desse serviço em risco.

A própria ANAC lançou, em 2018, uma campanha para combater a prática de táxi aéreo clandestino no Brasil, que visa conscientizar os usuários sobre os riscos de se contratar um serviço irregular de táxi aéreo. A agência reguladora reforça que as empresas clandestinas não cumprem os requisitos necessários para oferecer o serviço.

Por conta de todos os riscos mencionados, quem deseja contratar uma empresa de táxi aéreo deve se atentar para o fator da segurança. “As empresas de táxi aéreo regulares passam por uma vistoria com rigor por parte da ANAC, com exigências maiores na parte de manutenção e certificações, garantindo, assim, que essa atividade seja praticada com a maior segurança possível”, ressalta Doris Pontes.

Portanto, é recomendável que os clientes contratem empresas homologadas, que são aquelas certificadas perante à ANAC, sendo portadoras de uma licença que as autorizam a operar como empresas de táxi aéreo. É possível verificar quais são as empresas autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil para prestar esse serviço e o tipo de aeronave utilizada, que precisa ser da categoria TPX.

De acordo com a agência reguladora, essa categoria tem exigências de manutenção e certificação ainda mais rígidas, o que confere maior segurança para o serviço prestado. A consulta dessas empresas e aeronaves pode ser feita pelo link http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/taxi-aereo. Também é possível denunciar o transporte clandestino ligando para o número 163 ou acessando o canal “Fale com a ANAC”, no site da agência.

 

Procedimentos de segurança

A funcionária do Departamento Comercial da Brasil Vida Táxi Aéreo Doris Pontes também destaca a importância da adoção de diversos procedimentos de segurança, além de respeitar toda a legislação e atender os critérios estabelecidos pela ANAC e pelos órgãos reguladores de aviação no Brasil. Entre tais procedimentos estão obedecer os critérios de segurança previstos em seus manuais e adotar treinamentos periódicos para seus tripulantes e funcionários, para aumentar o nível de segurança das operações.

Outro ponto muito importante é contar com pilotos experientes para a realização do transporte, que garantem ainda mais a segurança do voo. “A experiência e o conhecimento do piloto para a tomada de decisão num momento de emergência fazem toda a diferença”, ressalta Doris Pontes. Ela também evidencia a relevância da utilização de aviões mais modernos e equipados e que estejam com a manutenção em dia.

“Essas aeronaves trazem mais segurança ao voo, por possuírem uma tecnologia embargada de maior confiança do que a de suas predecessoras”, afirmou, ressaltando ainda que a utilização desses aviões facilita suas operações em aeroportos que contam com equipamentos mais modernos para pousos e decolagens. “A manutenção preventiva das aeronaves é de caráter obrigatório do operador e deve estar em conformidade com as regras do fabricante”, completou.

 

Atuação da Brasil Vida

A Brasil Vida Táxi Aéreo preza pela segurança nos voos que realiza e, por isso, se preocupa com a utilização de aeronaves modernas e equipadas e com a capacitação e a constante atualização de sua equipe. “Além de passar por um processo rigoroso de seleção para a contratação, a tripulação passa por vários treinamentos teóricos e práticos tanto nas aeronaves quanto em simuladores de voo”, revela Doris Pontes.

Além disso, os pilotos são reavaliados anualmente, a partir de treinamentos periódicos, e passam por exames médicos que são validados por hospitais credenciados junto à Agência Nacional de Aviação Civil, a fim de obter um novo Certificado Médico Aeronáutico. A Brasil Vida também leva em consideração fatores muito importantes na hora da contratação dos pilotos e copilotos, que são a qualificação e a experiência.

“Para contratação de copiloto, exigimos que ele tenha a carteira de Piloto Comercial Multimotor que seja IFR (PC MLTE Instrument Flight Rules), checada por um aeroclube devidamente homologado pela ANAC, e que tenha, no mínimo, 250 horas de voo, além de proficiência em Inglês”, explica a integrante da equipe do Departamento Comercial da empresa.

Já para a contratação de comandante de voo, é exigida a carteira de Piloto Comercial Multimotor que seja IFR (PC MLTE Instrument Flight Rules), com PLA (Piloto de Linha Aérea de Avião) teórico. Além disso, o piloto deve ter, no mínimo, 1200 horas de voo, e proficiência em Inglês. A Brasil Vida adota ainda procedimentos de monitoramento de suas aeronaves em tempo real e conta com um departamento de Despacho Operacional, que faz toda a logística do voo, proporcionando ainda mais segurança aos usuários e tripulantes.

Para cuidar da manutenção das aeronaves, a Brasil Vida Táxi Aéreo utiliza os serviços da Brasil Aviation, que é uma empresa do grupo certificada pela ANAC. A manutenção é feita periodicamente por uma equipe qualificada da Brasil Aviation, que passa constantemente por cursos de atualização específicos. Os procedimentos de manutenção preventiva seguem altos padrões internacionais de qualidade e segurança.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Back To Top