Quantas vidas o transporte aeromédico salva por ano

Quantas vidas o transporte aeromédico salva por ano

O transporte aeromédico é um serviço eficiente no traslado de pacientes doentes ou feridos de um local a outro. Um dos benefícios do jato aeromédico é a sua estrutura de atendimento imediato para casos de urgência e emergência. Com equipamentos, máquinas e kits médicos essenciais, a UTI aérea também conta com profissionais experientes: equipes paramédicas e de enfermagem. 

Toda essa infraestrutura favorece o atendimento de um alto volume de pacientes anualmente, tanto dentro do Brasil quanto fora dele. Mas o ponto central é: quantas pessoas o serviço consegue atender com alta efetividade, o ano todo? Vamos saber mais sobre essa questão aqui no blog da Brasil Vida!

Números sobre o transporte aeromédico

Os serviços de ambulância aérea cresceram e ganharam popularidade nos últimos anos. De acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), existem mais de 75 empresas de ambulâncias aéreas nos Estados Unidos com mais de 1.515 jatos e helicópteros. Da mesma forma, existem mais de 40 empresas de ambulâncias aéreas no Reino Unido.

No Brasil, não existe uma estimativa oficial sobre o número de jatos aeromédicos que voam sobre o território nacional. No entanto, empresas privadas e instituições como a Força Aérea Brasileira (FAB) possuem ambulâncias aéreas para resgates, salvamentos e remoções inter-hospitalares. 

Vidas salvas com uso de jato aeromédico

De acordo com dados do Consamu Oeste, somente no estado do Paraná, de 2015 a janeiro de 2022, 3.271 pacientes foram socorridos pelo resgate aeromédico. No total, são 4.790 horas de voo.

As remoções por UTI aérea ajudam no atendimento a diversos tipos de emergências. Entre as principais estão as emergências cardiovasculares, com cerca de 968 pacientes salvos no período citado acima. Em seguida, o transporte aeromédico socorreu 746 pacientes com múltiplos traumas graves, sobretudo vítimas do trânsito. 

O serviço também foi acionado para atendimento de pacientes com doenças neurológicas, infectológicas, renais, oncológicas, respiratórias e obstétricas, além de ocorrências neonatais. 

No estado de Alagoas, dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostram o registro de 350 salvamentos em operações utilizando o transporte por UTI aérea em 2022.

Importância do transporte com ambulância aérea no Brasil

A importância do serviço de ambulâncias aéreas no Brasil fica mais evidente quando a dimensão continental é levada em conta. O país possui extensão de quase 8.516.000 km², concentrando 214,3 milhões de pessoas (segundo o IBGE, 2021). Boa parte da população habita a região Sudeste, que abriga 89.012.240 de pessoas (IBGE, 2020). 

Também no Sudeste brasileiro está localizada a maior parte dos estabelecimentos de saúde com alto grau de especialização. Por outro lado, a Selva Amazônica, maior mata equatorial do mundo, engloba grande parte do território no qual socorro médico chega apenas por barcos e helicópteros. 

Com base nesses números, o serviço aeromédico ganha relevância, permitindo o atendimento dos pacientes e seu traslado, o que aumenta as chances de sobrevivência e de recuperação rápida.

A Brasil Vida oferece o transporte aeromédico dentro e fora do território nacional, atendendo com eficiência, rapidez, qualidade, responsabilidade e comprometimento. Fale conosco

Post anterior
Derrame: cuidados ao transportar um paciente com o quadro
Próximo post
O que acontece se você adoecer em uma viagem internacional?
Menu