Provavelmente você já se deparou com as palavras urgência e emergência em ambulâncias, hospitais, postos de atendimento e ficou se perguntando qual é a diferença entre as duas. Muito usadas no meio médico, o significado delas causam confusão em quem não é da área por serem bastante parecidas, porém na saúde ela tem uma diferenciação até mesmo para facilitar o atendimento.
Quando uma situação é considerada crítica ou há um risco iminente usa-se a palavra emergência. Na área médica, o paciente necessita de uma ação imediata, sendo uma cirurgia ou intervenção, pois se encontra em risco de morte ou de sofrer sequelas graves. Exemplos: parada cardiorespiratória, infarto agudo do miocárdio, edema agudo de pulmão, arritmias, acidente vascular cerebral (derrame), afogamentos, choques elétricos, entre outros.
Aqui a situação tem que ser resolvida rapidamente, sem ser adiada, pois se houver demora pode evoluir para o risco de morte. Nas ocorrências, os casos necessitam de tratamento médico, porém são menos imediatistas do que emergências. Exemplos: fortes dores abdominais, dores de cabeça repentinas, febre que não melhora com remédios, dor por pedra nos rins, vômitos repetidos, cortes ou ferimentos profundos, fraturas sem lesão de pele e outros
E quando se trata de UTI Aérea, a Brasil Vida realiza atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia. Nossos profissionais são habilitados e graduados para o transporte de enfermos e estão sempre de prontidão para missões de remoção aérea.
No transporte de órgãos, o tempo é um fator decisivo. Cada minuto influencia diretamente a…
O voo executivo da Brasil Vida é a alternativa ideal para passageiros que desejam viajar…
Em situações de urgência, o tempo deixa de ser apenas um fator operacional e passa…
Você já parou para pensar como um órgão doado percorre quilômetros em poucas horas para…
Quando o próprio tempo se torna parte do tratamento, cada ação passa a ser uma…
Viajar em meio a um tratamento médico pode ser desafiador. Cada detalhe precisa ser pensado…