O número de acidentes por conta do alto consumo de bebidas alcoólicas durante as festas de fim de ano é grande. Embora saibamos que a ambulância aérea está à disposição para atender as emergências, todo cuidado é pouco e vale apostar na prevenção.
Então, para que a sua celebração aconteça dentro do esperado, tome alguns cuidados especiais, que elencamos aqui no blog da Brasil Vida. Saiba mais!
1. Se beber, nem pense em dirigir!
A famosa frase “Se beber, não dirija” tem ainda mais importância no período de festas de fim de ano. De acordo com números informados pelo Datasus, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 3,5 mil pessoas (em média) morrem no trânsito brasileiro mensalmente.
Contudo, essa estatística sobe para quase 3,9 mil, com a chegada do fim do ano. A falha humana é certamente uma das principais causas de acidentes nas ruas e estradas, em parte, motivada pelo maior consumo de bebidas. Por isso, é fundamental evitar a ingestão de bebidas alcoólicas quando se pretende dirigir.
Vale alertar que durante o carnaval os acidentes de carro também aumentam bastante. Então a segurança deve ser redobrada durante todas as épocas do ano!
2. Atenção à saúde do coração
Certamente ninguém deseja ter surpresas ruins enquanto celebra as festas de final de ano com a família. Por isso, faça um check up e cuide da saúde do seu coração.
Anualmente, por volta de 350 mil paradas cardíacas ocorrem fora do ambiente de hospitais. No espaço doméstico, o infarto acontece com 7 a 10 pessoas, de forma inesperada, quando ninguém está preparado para o atendimento.
Infelizmente, às vezes, não há tempo hábil para que uma ambulância chegue para oferecer os primeiros socorros. Sendo assim, além de manter as consultas com um cardiologista em dia, caso ocorra alguma emergência, acione o serviço de emergência (SAMU – 192).
Quando o atendimento é dado logo nos primeiros minutos de parada cardíaca, as chances de sobrevivência da vítima triplicam.
3. Cuidado com as intoxicações alimentares
As intoxicações alimentares estão entre os problemas de saúde que demandam o atendimento de emergência por parte do serviço de transporte aeromédico. No fim de ano, isso acontece com maior frequência, uma vez que as pessoas querem degustar pratos e ingredientes diferentes.
A alergia ou intoxicação alimentar consiste na reação do sistema imunológico perante o consumo de alimentos prejudiciais ao organismo. Sobretudo, fique atento a lista de alimentos causadores de alergias: crustáceos, ovos crus, leite não pasteurizado, carne mal cozida, amendoim e nozes.
4. Use com cuidado facas e utensílios de cozinha
Certamente que você prepara a ceia usando facas de corte e outros utensílios, inclusive os especiais para churrasco. Mas tenha atenção ao manusear ferramentas como essas, pois elas podem provocar graves acidentes.
As amputações de dedos, que são motivo comum de atendimentos emergenciais e, também são comuns no final do ano. Além disso, lembre-se que cozinhar é uma atividade que exige foco, principalmente para prevenir incêndios domésticos.
Em qualquer tipo de acidente nas festas de final de ano, chame a Brasil Vida!
A Brasil VIda oferece uma ampla rede de atendimento no Brasil e em outros países, mantendo o transporte aeromédico e a UTI aérea que oferece agilidade e segurança para clínicas, hospitais e pacientes particulares.
Para fazer uma cotação sobre os serviços de uma UTI aérea, entre em contato com a Brasil Vida!