skip to Main Content
Garoto Matheus, Que Foi Transportado Pela Brasil Vida, Se Recupera Bem De Nova Cirurgia

Garoto Matheus, que foi transportado pela Brasil Vida, se recupera bem de nova cirurgia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Caso do menino, que foi diagnosticado com uma doença grave no intestino, ficou conhecido nacionalmente há dois anos

 

O menino Matheus Teodoro de Oliveira, que foi transportado pela Brasil Vida Táxi Aéreo há dois anos e meio para fazer um tratamento médico em Miami, nos Estados Unidos, vem se recuperando bem depois das cirurgias pelas quais passou. O garoto, que hoje tem nove anos, havia sido diagnosticado com displasia neural intestinal, uma doença grave que o impedia de se alimentar pelas vias naturais.

Por isso, os nutrientes de que precisava chegavam ao seu organismo exclusivamente pela veia (via endovenosa) e através de sondas. Ele chegou a ficar um ano internado em Belo Horizonte antes de ir para os Estados Unidos. Além disso, o garoto teve catarata congênita e descolamento de retina, ocasionando cegueira em ambos olhos.

O caso de Matheus ficou conhecido em todo o Brasil, principalmente depois que ele entrou em campo com jogadores do Cruzeiro num jogo de futebol em 2015 e esteve em várias reportagens de grandes veículos de comunicação, assim como sua mãe, Gecilene Oliveira. Muitos famosos também divulgaram a história de Matheus nas redes sociais, como os jogadores William e Daniel Alves e os atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Para que a criança conseguisse o tratamento adequado, sua família fez uma campanha para arrecadar dinheiro e também entrou com um pedido na Justiça. A determinação da Justiça Federal foi para que a União arcasse com os custos do transporte e do tratamento do menino nos Estados Unidos. Para tomar a decisão, o Poder Judiciário levou em consideração que o tipo de cirurgia necessária para o tratamento do Matheus não era realizada com sucesso em crianças, no Brasil.

Com isso, ele pôde fazer a viagem numa UTI aérea da Brasil Vida Táxi Aéreo em junho de 2016, acompanhado da mãe e de uma equipe composta por uma médica, um enfermeiro, um piloto e um copiloto. O avião foi plotado com adesivos da campanha #JuntosPeloMatheus e com uma imagem de Matheus vestido como um super-herói.

Depois de se submeter a exames e entrar na fila de espera, o garoto passou por um transplante de intestino ainda em 2016. A cirurgia, que foi bem-sucedida, durou dez horas e foi realizada pelo médico brasileiro Dr. Rodrigo Vianna, no hospital Jackson Memorial Medical Center, em Miami, nos Estados Unidos. O hospital é especializado nesse tipo de procedimento.

 

Nova cirurgia

A mãe de Matheus, Gecilene Oliveira, relatou que ele se recuperou da cirurgia de 2016 bem e ficou fora do hospital por quase dois anos. O menino também conseguiu se alimentar sem precisar de equipamentos e sondas, tendo, assim, uma vida mais independente. Porém, no mês passado, Matheus precisou passar por uma nova cirurgia, desta vez no estômago.

A recente operação foi necessária porque ele teve um problema que fez com que seu estômago não funcionasse corretamente. As complicações começaram em junho de 2018, quando o menino estava aguardando para fazer um exame que indicaria aos médicos que eles poderiam fechar a colostomia, já que Matheus utilizava a bolsa depois do transplante. Segundo a mãe do menino, o problema no estômago fez com que ele perdesse eletrólitos e não conseguisse se alimentar adequadamente.

Gecilene contou que teve muito medo da cirurgia e, por isso, os médicos tentaram resolver o problema primeiro com medicamentos e uma alimentação mais rígida. “Eu não queria [a cirurgia], no início, porque era mais uma cirurgia e poderia colocar em risco o transplante que ele tinha feito. Eu pedi aos médicos para que a gente tentasse de outra forma e eles autorizaram, mas não deu certo. Ele realmente precisou fazer a cirurgia e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse.

A operação do mês passado também foi feita em Miami, nos Estados Unidos, pelo Dr. Rodrigo Vianna, a quem Gecilene elogia bastante. Ela também fez questão de destacar o atendimento humanizado que seu filho e ela, como mãe, receberam durante o processo de tratamento e cirurgia.

 

Recuperação

A mãe do garoto contou que ele não precisou de sonda depois da operação e está com uma alimentação especial por via oral, composta por um leite com suplementos. Ela explicou que esse momento de recuperação é um pouco difícil, porque Matheus vai ter que adaptar novamente, começando com essa dieta especial até chegar aos alimentos sólidos.

Segundo Gecilene, depois que o Matheus passar pelo processo de recuperação da nova cirurgia e conseguir se fortalecer, poderá fazer o exame necessário para o fechamento da bolsa de colostomia. Com isso, seu tratamento estará concluído. Ela destacou que, mesmo com todos os problemas, o menino sempre se mostrou muito forte e dedicado ao tratamento.

“Graças a Deus, o Matheus é uma criança diferenciada, porque ele colabora demais. Mesmo que algum adulto ofereça [algum alimento], ele fala que não pode. Ele é consciente do que é bom e do que é ruim para ele. Meu filho é um guerreiro; ele é muito especial”, ressaltou.

 

Transporte aeromédico

Com aeronaves modernas e totalmente equipadas, a Brasil Vida Táxi Aéreo oferece aos pacientes toda a assistência de que precisam, desde o deslocamento do hospital para o embarque até o momento do desembarque com o atendimento terrestre, aumentando consideravelmente as chances de recuperação dos pacientes.

O serviço de UTI aérea da Brasil Vida Táxi Aéreo é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e obedece aos critérios estabelecidos pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), os Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs) e a Agência Nacional de Saúde (ANS). A Brasil Vida Táxi Aéreo atende 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, em todo o território nacional e nas Américas do Norte, Central e do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

Back To Top