Estágio Terminal: Voar em Voos Comerciais ou pela Ambulância Aérea

mulher em estagio terminal

A remoção de um paciente em estágio terminal por meio de transporte com ambulância aérea pode ser fator decisivo para o bem-estar do doente. Por dispor de equipamentos com tecnologia avançada, uma aero ambulância proporciona mais conforto e segurança para os enfermos em um momento mais crítico.

Vantagens da Remoção/Transporte via Ambulância Aérea

Cabe destacar que, na fase terminal de alguma doença, paciente e familiares buscam uma estrutura adequada para a condição do enfermo. Nesse sentido, é importante compreender as vantagens da remoção/transporte via ambulância aérea!

O que é um Paciente Terminal?

Um paciente terminal é alguém que foi diagnosticado com uma enfermidade incurável ou irreversível, segundo o diagnóstico médico. Sabe-se que as doenças em estágio terminal limitam a vida do paciente, impossibilitando de fazer atividades simples, como andar e até se alimentar.

Essa terminologia é mais comumente usada para descrever doenças progressivas e degenerativas, por exemplo:

  • Câncer avançado;
  • Demência (incluindo Alzheimer);
  • Doenças neurológicas como Parkinson;
  • Doenças cardíacas avançadas, entre outros.

Embora não haja uma expectativa de vida padronizada para aqueles que são considerados doentes terminais, geralmente pode ser estimada em seis meses ou menos se a doença seguir seu curso e nenhuma medida de suporte à vida for fornecida.

Pacientes com Doenças Terminais Podem Voar Comercialmente?

Na maioria dos casos, é impossível que os pacientes em estado terminal viajem em voos comerciais. Sem dúvidas, o risco de piora na saúde é muito grande! Além do estresse habitual e da fadiga aguda associados aos aeroportos, o ambiente dentro da cabine de uma aeronave regular é bastante incomum, com níveis mais baixos de oxigênio e umidade.

Além disso, embora a maioria dos passageiros possa lidar com esses estressantes, muitas vezes esta não é a realidade para os pacientes terminais. Outros problemas, como níveis mais baixos de umidade e maior imobilidade, por exemplo, elevam o risco de tromboembolismo venoso e edema periférico (inchaço das mãos ou pernas), causando problemas de saúde ainda mais graves.

E ainda existe mais um fator preponderante: se um paciente terminal passou por uma cirurgia recentemente, ele deve consultar seu cirurgião antes de voar comercialmente.

Em razão da redução de pressão barométrica dentro da cabine de uma aeronave regular, os gases dentro das cavidades corporais podem se expandir em até 30%, causando o rompimento de pontos, o colapso de órgãos essenciais ou uma hemorragia.

Como um Paciente Terminal Voa em Segurança?

Conforme já mencionamos, não é aconselhável voar comercialmente no caso de pacientes com doença terminal. Por isso, contratar o serviço de aero ambulância é a opção ideal e mais inteligente!

Um jato aeromédico é capaz de transportar pacientes terminais por médias e longas distâncias de forma segura e oportuna. A UTI aérea é equipada com tecnologia médica de ponta e conta com profissionais de saúde experientes e especializados.

Fale com a Brasil Vida, Empresa de Ambulância Aérea

Para fretar uma ambulância aérea particular, entre em contato com Brasil Vida. Nossos serviços estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja para remoção em território nacional ou internacional.

Post anterior
Cuidados ao se Voar após cirurgias no olho
Menu