Carnaval: aumenta número de acidentes e resgates

Carnaval aumenta o numero de acidentes

Mesmo com diversas campanhas de conscientização, as estatísticas sobre os números de acidentes no Carnaval são alarmantes. Todos os anos, milhares de pessoas se machucam gravemente em acidentes de trânsito, afogamentos, entre outros motivos. Mas, em todos esses casos, de fato, o transporte aeromédico é indispensável para salvar vidas durante o Carnaval

Normalmente, o transporte aeromédico é utilizado para remoções de pacientes acidentados de um centro hospitalar até outro. Ao oferecer o acompanhamento médico durante o voo, o serviço permite que os pacientes tenham chances maiores de uma boa recuperação. Além disso, a UTI aérea é um serviço que promove agilidade no atendimento, um fator essencial para salvar vidas. 

Estatísticas sobre acidentes na estrada em 2023 no Carnaval

Em 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 106 mortes e 1.298 pessoas feridas nas rodovias federais brasileiras durante o período de carnaval. Segundo o levantamento, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina foram os locais com maior número de mortes:10 óbitos para cada região.

Segundo nota da PRF, a imprudência foi fator decisivo para os acidentes – abusos na direção, falta de cinto de segurança, ingestão de álcool e até confiança excessiva nos recursos do automóvel motivam os acidentes. Muitos deles são colisões frontais em razão de ultrapassagens indevidas.

Por outro lado, as remoções de pacientes graves entre centros de saúde e os transplantes de órgãos também ocorreram em vários estados brasileiros, mostrando como o transporte aeromédico é um serviço fundamental para a vida. 

No estado de Pernambuco, por exemplo, 62 resgates aeromédicos foram feitos – principalmente de vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, houve 34 remoções de pacientes graves entre hospitais e quatro transportes de corações para transplante. 

Como o transporte com UTI aérea pode ajudar nas remoções?

O transporte com UTI aérea pode ajudar nas remoções de diversas maneiras, tanto em casos de emergência quanto em casos não urgentes. Em casos de emergência, o transporte com UTI aérea pode ser a diferença entre a vida e a morte. 

Sobretudo porque, em casos de acidentes graves, doenças agudas ou outras situações que colocam a vida do paciente em risco, o tempo é essencial para que o paciente receba o tratamento adequado. 

O transporte com jato aeromédico é capaz de encurtar significativamente o tempo de deslocamento entre o local da remoção e o hospital de referência. Assim, isso possibilitando que o paciente receba o tratamento necessário com mais rapidez.

Em casos não urgentes, o transporte com UTI aérea pode ser uma opção mais confortável e segura para o paciente. A vantagem é que as aeronaves utilizadas para transporte aeromédico são equipadas com equipamentos e recursos médicos de última geração, que permitem que o paciente seja monitorado e atendido durante todo o trajeto. 

Além disso, o transporte aéreo pode ser uma opção mais rápida e conveniente do que o transporte terrestre, especialmente em longas distâncias quando a agilidade no resgate é a diferença entre a vida e a morte.

Transporte aeromédico com a Brasil Vida!

A Brasil Vida, empresa de transporte aeromédico, não resgata no local do acidente. No entanto, oferecemos o serviço de translado entre hospitais de diferentes regiões com agilidade e segurança para os pacientes, de acordo com as suas condições médicas. Para saber condições de contratação e preço do transporte aeromédico, entre em contato conosco!

Post anterior
Brasil Vida inova transporte aeromédico brasileiro
Próximo post
Situações que você pode precisar dos serviços de acompanhamento aeromédico
Menu