Recém-nascido passará por cirurgia e vai iniciar tratamento na cidade paulista. Transferência em UTI móvel aconteceu na tarde de terça-feira (17).
O recém-nascido Augusto Siqueira da Costa, de 26 dias, viajou na tarde de terça-feira (17) para o estado de São Paulo, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele foi diagnosticado com cardiopatia congênita e foi transferido para um hospital particular onde será submetido a uma cirurgia e vai iniciar o tratamento contra a doença.
A transferência foi feita em um avião adaptado com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel até a cidade de São José do Rio Preto, onde fica o hospital paulista. O bebê aguardava a transferência desde o dia 6 de novembro, quando foi internado no Hospital Maternidade Mãe Luzia, em Macapá. Ele foi diagnosticado com a doença no 7º dia de vida.
A família havia conseguido no dia 14 de novembro uma liminar na Justiça que exigia que o governo fizesse em, no máximo 48 horas, a partir da data de expedição, a transferência do paciente, mas a Sesa informou que “questões burocráticas” impediam a realização da transferência imediata do bebê.
O Elzângela de Lima Siqueira e Antônio José Nunes, pais de Augusto, também viajaram para acompanhar o recém-nascido. O governo do Amapá afirmou que vai custear o tratamento e as despesas hospitalares da mãe e do bebê, que estão cadastrados no Programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD).
A Sesa informou que no dia 5 de novembro Augusto foi submetido a “uma cirurgia para implantação de um cateter balão para dar condições clínicas de aguardar o processo de correção”.
Caso
O bebê Augusto Siqueira da Costa nasceu no dia 23 de outubro de 2015, em Macapá, e com 7 dias foi diagnosticado com cardiopatia congênita, uma má-formação no coração detectada com transposição das grandes artérias. Com isso, ele precisa fazer uma cirurgia com urgência.
Elzângela e Antônio José Nunes contaram que tiveram que mudar a rotina da família para cuidar do filho que estava na UTI amapaense há mais de 10 dias. O casal tem mais um filho, de 8 anos, que ficou em Macapá aos cuidados de parentes. A mãe informou que iniciou uma campanha nas redes sociais junto com amigos e familiares para arrecadar recursos que ajudarão nas despesas em São Paulo.
“Ele [Augusto] só está vivo porque foi diagnosticado em tempo, mas precisamos correr para que seja operado. Conseguimos a transferência, mas estamos arrecadando doações para ajudar a nos manter na cidade durante o tratamento de nosso filho”, contou Elzângela.
Fonte: G1 Amapá
Os serviços de evacuação médica com apoio de uma ambulância aérea são frequentemente usados por…
Infelizmente, ninguém está livre de um problema médico durante uma viagem. No caso de quem…
O serviço de transporte aeromédico oferece uma segurança adicional e crucial para viajantes, especialmente quando…
A organização de viagens e resgates internacionais por aeroambulância envolve uma série de complexidades logísticas…
O serviço de transporte aeromédico é um componente vital do sistema de saúde para pacientes…
Title: Resgate e Transporte Aeromédico: O Que Você Precisa Saber Description: Saiba como o resgate…