O fretamento de UTI aérea para socorro dos acidentados no trânsito é um serviço cada vez mais utilizado no Brasil. Os altos números de acidentes de trânsito que exigem resgates emergenciais têm origem, na maioria das vezes, na imprudência dos motoristas.
Além das ultrapassagens arriscadas, a embriaguez na direção é outro fator que contribui para o grande número de incidentes. Somente no Carnaval de 2022 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou aumento de 225% no número de motoristas flagrados alcoolizados. Os dados foram comparados com informações coletadas em 2021.
Em situações assim, além da Política Rodoviária, os serviços de fretamento de UTI aérea e de aero ambulância são acionados. Afinal, por vezes os acidentes podem acontecer em locais afastados, que não podem prestar atendimento o melhor atendimento médico para o paciente.
De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, o ano de 2021 registrou 632.764 acidentes de carro. Isso equivale, portanto, a 72 incidentes por hora no Brasil.
Neste período, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, juntos, contabilizam o maior número de acidentes e mortes do país.
Em São Paulo, foram registrados 119.637 acidentes e 1.458 óbitos. Santa Catarina somou 125.675 incidentes e 817 mortes no trânsito. Já Minas Gerais totalizou 176.181 acidentes com 1.504 óbitos.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação em 2020 mostrou as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. 53,7% dos casos está relacionado à negligência dos motoristas.
Dentro desse percentual, 30,3% dos incidentes acontecem porque os motoristas cometem infrações das leis de trânsito (dirigir embriagado, por exemplo). Além disso, também considerando os 53,7%, parte disso (23,4% dos acidentes) deriva da falta de atenção por parte dos motoristas.
Infelizmente, nem todos os acidentes de carro deixam apenas lesões leves. Além do risco de morte, os casos de lesões graves são altos e isso inclui:
A remoção dos acidentados e a atuação médica, em todos esses casos, se fazem fundamentais na garantia de vida dos pacientes. Cada minuto que passa sem o atendimento necessário com a aero ambulância aumenta os riscos de mortes ou invalidez permanente. E mesmo após a chegada ao hospital, pode ser necessário fazer a remoção aérea do paciente para aumentar mais as chances de vida.
A Brasil Vida é uma empresa de transporte aeromédico especializada na remoção de pacientes e acidentados de trânsito em casos emergenciais. A remoção é realizada de um hospital para outro, de forma que o acidentado tenha o atendimento necessário, de acordo com seu estado clínico.
Na UTI aeromédica, a equipe de profissionais da Brasil Vida oferece todo o suporte a fim de preservar a vida do paciente e proporcionar o devido conforto até a chegada ao hospital. Além disso, temos equipamentos e estrutura hospitalar dentro da aero ambulância.
Para solicitar valores do serviço aeromédico, entre em contato com a Brasil Vida!
Os serviços de evacuação médica com apoio de uma ambulância aérea são frequentemente usados por…
Infelizmente, ninguém está livre de um problema médico durante uma viagem. No caso de quem…
O serviço de transporte aeromédico oferece uma segurança adicional e crucial para viajantes, especialmente quando…
A organização de viagens e resgates internacionais por aeroambulância envolve uma série de complexidades logísticas…
O serviço de transporte aeromédico é um componente vital do sistema de saúde para pacientes…
Title: Resgate e Transporte Aeromédico: O Que Você Precisa Saber Description: Saiba como o resgate…