Saiba a importância de ser doador de órgãos e tecidos declarado

Saiba a importância de ser doador de órgãos e tecidos declarado

O Brasil possui um déficit no número de doadores em relação às pessoas que necessitam do transplante de órgãos ou tecidos. Essa diferença, que resulta em mais gente precisando do que efetivamente doando, vamos conhecer alguns desses motivos.

Primeiramente é preciso enfatizar a importância de ser doador de órgãos e tecidos declarado. Essa decisão pode não apenas salvar vidas, como também melhorar as condições de vida dos outros, e até mesmo prolongá-la.

Isso porque um paciente à espera de córnea,– que não tem no transplante uma questão de vida ou morte — terá uma existência muito mais facilitada após o transplante. Outro hipotético paciente poderia dispensar as quatro horas diárias que passa atado à uma máquina, enquanto fazia diálise, por exemplo.

Como ser doador de órgãos e tecidos declarado?

Por mais que no Brasil existam diversas campanhas para que as pessoas se declararem doadoras de órgãos, a decisão definitiva não parte delas. A palavra final sempre caberá aos familiares mais próximos, que serão consultados após o óbito ser decretado.

Além disso, nem todo falecimento pode resultar na doação. É preciso que ocorra a chamada “morte encefálica”. Ou seja, que o cérebro cesse suas atividades e o coração siga batendo com a ajuda de aparelhos.

Com o caso dos tecidos é um pouco diferente. Mesmo com o coração sem bater é possível doar córneas, pele, ossos ou outros tecidos.

A importância de se declarar doador de órgãos e tecidos à família

Essa constatação, que independe de qualquer declaração por escrito em vida, evidencia a importância de outro tipo de declaração: aquela feita à família.

Para ter os seus órgãos ou tecidos doados a terceiros é imprescindível comunicar sua família, e convencê-los a fazer sua vontade valer após o seu falecimento.

Uma vez definida a doação, entram em cena os heróis da vida real, que ajudarão potencialmente no transporte aéreo dos órgãos ou tecidos.

Conte com a Brasil Vida

Não por acaso, a Brasil Vida é hoje, referência em transporte aeromédico. Sua experiência e confiabilidade vêm dos mais de 13 anos de atuação no segmento. Conte e confie com a Brasil Vida quando saúde e transporte estiverem em jogo.

Post anterior
Conheça a importância do transporte aeromédico
Próximo post
Transporte de Órgãos Humanos para Transplante Aumentou em 35% em 2017
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu