Um recém-nascido de apenas 10 dias foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, para o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), em Manaus, para realização de cirurgia, na manhã desta sexta-feira, 19. O transporte foi realizado por meio de UTI aérea.
Enzo Henrique Correia foi diagnosticado com hérnia diafragmática congênita, doença que afeta um em cada 2,5 mil bebês e que ocasiona problemas para respirar, pois afeta o diafragma da criança.
O processo para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foi viabilizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
“A Central de Regulação de Média e Alta Complexidade da Sesacre iniciou a busca pela vaga em hospital que realiza o procedimento, e havia disponibilidade no Icam.
Na quinta-feira, o processo foi autorizado e, imediatamente, o governo do Estado providenciou o transporte para que a criança possa passar pelo procedimento”, explicou o gerente do Complexo Regulador da Sesacre, Moisés Viana.