UTI Aérea: Saiba como funciona uma empresa de transporte aeromédico

UTI Aérea: Saiba como funciona uma empresa de transporte aeromédico

Uma empresa de transporte aeromédico tem o papel de garantir a ágil remoção de pacientes e o transporte de órgãos e tecidos com total segurança. Considerando que o tempo é um fator vital para quem precisa de atendimento ou de receber órgãos doados, uma empresa de transporte aeromédico deve estar com a sua UTI aérea e sua equipe de médicos e enfermeiros sempre disponível. 

Você sabe como funciona uma empresa de UTI aérea? Sabe quais equipamentos deve manter na aeronave ou como opera dentro e fora do território nacional? Para tirar suas dúvidas sobre esses e outros assuntos, continue lendo o artigo da Brasil Vida! 

Como é uma UTI aérea? 

Uma UTI Aérea é uma aeronave adaptada para executar serviços de transporte aeromédico dentro do Brasil ou fora dele. Assim, a aeronave modificada e equipada faz o traslado dos pacientes como se eles estivessem em um leito do hospital. Portanto, do ponto de partida ao destino, os pacientes recebem o atendimento médico adequado e todo o suporte que precisam para manter sua vida até a chegada ao hospital.  

Após a contratação da UTI aeromédica, a empresa de transporte aeromédico seleciona uma equipe médica especializada, que acompanha o paciente em todo o trajeto. De acordo com a disponibilidade, a ambulância aérea é preparada para decolar com a tripulação e equipe médica dentro de poucas horas. 

Ademais, é função da equipe médica ir ao encontro do paciente internado em ambiente hospitalar, fazendo a remoção dele para sua posterior acomodação na ambulância. Assim que chega ao aeroporto, a equipe da UTI aérea embarca o paciente, e ele recebe todos os cuidados até seu desembarque. 

Pontos obrigatórios no voo aeromédico

O voo aeromédico ocorre dentro de rigorosos critérios. Um deles é a necessidade da presença de profissionais médicos especializados em cuidados intensivos e atendimento pré-hospitalar. Todos os profissionais da equipe devem ser capacitados a fim de saber lidar com situações de urgência e emergência, oferecendo atendimento humanizado.

Além disso, as aeronaves precisam estar equipadas com: 

  • Maca;
  • Desfibrilador;
  • Ventilador portátil;
  • Monitor multiparâmetros (destinado a monitorar função cardíaca, saturação de oxigênio e CO2, temperatura);
  • Kit imobilização.

Como garantir a segurança em uma UTI Aérea?

Antes de contratar um serviço de UTI aeromédica, é fundamental verificar algumas questões referentes à segurança e à confiabilidade que o serviço oferece. Portanto, um ponto de observação importante é a regulamentação na ANAC, que é obrigatória e atesta a idoneidade da prestadora de serviço.

Além disso, vale fazer uma pesquisa sobre a reputação de atendimento e sobre a experiência da empresa na prestação de serviços. 

Precisa contratar serviço de aeroambulância? Chame a Brasil Vida!

A Brasil Vida é referência no transporte aeromédico, atuando no segmento desde 2004. Atualmente, oferecemos uma ampla frota de aeronaves modernas e equipadas para atender com excelência quaisquer casos de emergência. 

Atuamos em todo território nacional, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, fazendo remoções e transporte de órgãos de doação e tecidos. Fale conosco e solicite orçamento para contratar! 

Post anterior
Hemodiálise: como é voar com pacientes que recebem esse tratamento
Próximo post
Transporte de órgãos: agilidade e confiança
Menu